Tags

, ,

Se você vive em São Paulo, precisa de:

(Em outros lugares também.)

Isso porque, especialmente se você estiver montando casa nova, tudo que você comprar pra viver vai ajudá-lo a receber um trocado a cada seis meses. Há alguma resistência, ainda, em relação à nota que tornou a expressão “CPF na nota” tão familiar.

“Ah mas eles vão rastrear minhas contas, vão saber meus segredos” – A menos que você seja a reencarnação paulista do Castor de Andrade, parece não haver motivo pra temer.

“Ah mas eu vou fazer isso por cinquenta reais?” – Antigamente só louco rasgava dinheiro; hoje você rasga na normalidade, achando que é uma das “mulheres ricas” ou pra manter o ar blasé. Vamos parar com isso.

Gaste cinco minutos preenchendo o cadastro. Confira seu saldo em abril e em outubro. Fique feliz com os prêmios de R$ 10 que você ganhar no percurso. Forneça seu CPF a qualquer atendente de padaria, e a vida lhe sorrirá –amor, isso que o pessoal procura tanto em São Paulo, também significa dar o CPF sem olhar a quem.

Aproveitando esse espírito, digamos, aberto em relação à Nota Fiscal do Estado, fui tentar a da Prefeitura de São Paulo, que tem até um app de iPhone pra você acompanhar seu dinheiro indo parrudo e voltando nanico, devagarzinho –o aplicativo serve também pra emitir a nota, caso seja prestador de serviço.

Antes de usar o aplicativo, porém, você precisa fazer um cadastro no site da prefeitura. Cadastro é uma coisa que eu, conforme visto acima, faço e recomendo fazer sem problema. Não deve ser penoso. Exceto quando você chega à quinta tela e é instruído a imprimir, reconhecer firma e levar o canhoto da nota eletrônica a algum recanto municipal.

  • Nota (ok)
  • Fiscal (ok)
  • Eletrônica (???)
  1. Imprima (R$ 0,99, numa estimativa de custo da tinta da sua impressora e do papel que você vai usar)
  2. Assine (R$ 0,12 da tinta e do desgaste da caneta)
  3. Reconheça a firma (R$ 5)
  4. Entregue no local (na hipótese de você pegar ônibus, R$ 3 pra ir, R$ 3 pra voltar sem bilhete e mais o preço da sua dignidade, que varia conforme a pessoa, mas, como sou humanista, nunca calculo valor inferior a R$ 15,99; se você tiver que pegar carro e usar estacionamento nem precisa prosseguir)
  5. Dá R$ 28,10. Um trouxa vale R$ 28,10 em São Paulo. 
A rigor o rolê deve valer a pena, porque a longo prazo você pode recuperar esse valor –mesmo se sua dignidade valer mais de R$ 15,99. Fora que tem os sorteios (uma das premiadas se chama “bogus”). Mas, como escolhemos como refrão deste blog o verso “não se ferre tanto à toa”, achamos que o certo é evitar ser mais um pino no malabarismo burocrático que permite socar um cartório no meio da “Nota Fiscal Eletrônica”.
Abrir mão do dinheiro? Preferiria não, mas vai ser o jeito. Fazer um protesto na internet? Sim, por favor.

Está aí o meu protesto.

Esse golpe da firma reconhecida na quinta tela de cadastro é ainda pior do que aquele truque #fictício relatado pelo usuário L. Luis nas redes sociais.

Acompanhe.

hoje eu tava fazendo compras no supermercado aí tava pagando a caixa perguntou- cps na conta? – cpf na nota vc quis dizer? – cps na conta. é parecido com cpf mas é outro cps- sim pode incluir cpf

saí fui dei meu cpf aí tá, tudo bem etc

aí fui pra casa

de repente quando chego em casa tem uma carta do supermercado

“CPS” escrito no envelope

abro o evnvelope etc ta escrito

“Obrigado por contribuir para o CPS. Que aliás quer dizer Crédito Para Supermercado. Ou seja você acaba de em vez de pegar o dinheiro você vai dar crédito para o supermercado. Você optou pelo CPS não tem como, você é obrigado a pagar o boleto. Obrigado por contribuir para CPS.”

aí eu né

oi????

nem tchans né…..como assim?????

aí liguei para o CPS aí eles

“caso nao pagar o CPS é crime e sofrerá as puniçoes”

bom aí liguei para o proncon

“sim CPS etc, é legal, vc aceitou CPS voce acabar de dar crédito para supermercado. presta atençao da proxima vez ta”

aí eu pensei “nao….nao”

aí eu fui paguei o boleto agora esse mes apareceu outro boleto

ou seja e vou ter que pagar mensalidade durante um ano de 80 reais de CPS (que é igual o valor da compra feita)

eu to contando essa história pra alertar vcs e pra vcs compartilahr com o ma´ximo possíveis de pessoas que quando perguntar CPS na nota ouve bem pra ver se nao é na verdade CPS na conta